10 coisas que deve saber sobre a Água

Água e Hidratação

10 coisas que deve saber sobre a água, alguns fatos interessantes e alguns simplesmente estranhos.

Sempre que acorda certamente não considera a importância que a água tem na sua rotina diária.

Coisas simples como puxar o autoclismo, lavar as mãos, escovar os dentes, beber um café, sem nunca ter percebido qual o papel da água nesta pequena parte da sua rotina diária.

 

Começando com o básico:

1) A água é elementar

O seu professor de ciências ficará orgulhoso se ainda se lembrar que tudo neste mundo colorido é feito de átomos, e ainda mais orgulhoso, se ainda souber que o nome químico da água é H2O.

Ciência: a menor partícula de um elemento é um átomo (oxigênio ou hidrogênio, por exemplo). As moléculas são formadas por átomos que se unem. Uma molécula de água tem três átomos: dois átomos de hidrogénio (H2) e um átomo de oxigénio (O).

 

2) Onde pode encontrar água? A menos que viva num deserto, vai concordar provavelmente, que a Terra é um lugar com muita água. No entanto, já questionou que quantidade de água existe no nosso maravilhoso planeta? Bem - aqui estão algumas das estatísticas: 

a) 71% da superfície da Terra é coberta por água

b) 96,5% de toda a água da Terra está nos Oceanos

c) Cientistas estimam por cada polegada de chuva (16 ml de chuva) que caiam sobre uma área de 2,6 km dá um total de 66 milhões de litros de água que caiu nesse momento. 

Portanto, temos muita água, e precisamos dela!

3) Sabia que?

A água é o único mineral que é encontrado naturalmente na Terra em três estados; líquido, gasoso e sólido e que mais de 90% do suprimento mundial de água doce está localizado na Antártida?

4) O ciclo da água

A água desloca-se, constantemente, de um lado para o outro, de uma forma ou de outra e isso é conhecido como o ciclo da água. Existe água em rios, lagos, no mar, no ar, no solo, entre outros.

http://water.usgs.gov/edu/earthhowmuch.html

5) Quanta água existe no nosso corpo?

A água é tão essencial para as nossas vidas que não é surpreendente quando percebemos que o corpo humano é realmente uma esponja. O corpo adulto médio é composto por cerca de 60% de água e cerca de 75-78% numa criança.

É claro que a composição de um corpo irá variar consoantes o gênero e o tipo de corpo, por exemplo um tecido adiposo contém menos água do que o tecido magro.

6) 2 LITROS por dia vão mantê-lo hidratado

Com toda esta água no nosso corpo conseguimos entender que quando nos começamos a sentir mal-humorados e menos produtivos o motivo pode ser o facto de estar desidratado.

Como regra devemos consumir cerca de 8 copos ou cerca de 2 litros de água potável e de boa qualidade, para evitar a desidratação, durante o seu dia. Este valor depende de vários fatores, incluindo a temperatura e qual a atividade em que está envolvido.

7) Quanta água utilizamos?

Num agregado familiar médio utilizamos:

5 min banho: 95 litros a 190 Litros

Lavar casas de banho: 8- 27 Litros 

Escovar os dentes: 8 Litros

Lavar pratos à mão: 76 Litros

( baseado em um dia médio do agregado familiar!)

Se dividirmos um dia da nossa vida no que fazemos com a utilização de água temos

30% da água no dia é para: Descargas de Autocolismo

21%: lavagem pessoal - banhos e torneiras

12%: lavagem pessoal - chuveiros

13: lavar roupa

8%: lavar mãos, etc.

7%: Outdoor

5%: Outro

4%: Consumo de água

 

8) Quase 95% da sua pegada de água está escondida!

Mas não termina por aqui; o uso doméstico acima demonstra a água de rede. No entanto, surpreendemo-nos quando percebemos que quase 95% da água está escondida.

Onde, podemos perguntar? Bem, está escondida nos alimentos que comemos, nos produtos que compramos, nos serviços que dependem da energia que utilizamos.

 

9) Devemos assim apreciá-la e não desperdiçá-la!

Então, se bebemos apenas 4% da água que utilizamos todos os dias em casa, vamos pelo menos garantir que essa água é de alta qualidade, livre de aditivos e assim por diante ... hmm, e onde podemos encontrar essa fonte?

Bem, se quer aprender mais sobre a água que está disponível - nós encontrámos Martin Reise e sim - ele é um especialista em água. Não apenas um especialista, na verdade, vende uma das garrafas de água mais caras no mundo. A sua edição diamante custa 90.000€ e tem 650 diamantes brancos e 250 diamantes negros na garrafa, (é vendida em Los Angeles). http://uk.blouinartinfo.com/news/story/1137933/how-to-taste-water-according-to-water-sommelier-martin-riese

10) Bar de Água

Gostaria de uma bebida? E que tal um bar de água?

O Sunday Times e Evening Standard relataram o mais recente Bar de Água na Grã-Bretanha.

"Abertura em Selfridges, em Londres, o bar, que irá servir uma variedade de marcas de água para aqueles que querem desfrutar de um refresco básico." E " a maior loja irá consultar " sommeliers de água " para montar o menu do bar "

Esta refrescante novo conceito é para ser lançado em 2016!